Dicas para aproveitar ao máximo o “ser AU PAIR”

Dúvida, medo e nervosismo é o que rola na cabeça de quem pensa em ser AU PAIR. Isso é totalmente aceitável, afinal você irá pra um lugar onde mal conhece o idioma, a cultura, as pessoas, os lugares e etc… Foi pensando nisso que a Vania, uma pessoinha muito especial que tem ajudado demais nesse período auperiano rsrsrs, mandou um manual que ela tinha conseguido para nos ajudar. Com a tentativa de ajudar a solucionar algumas dessas dúvidas, medos e nervosismo surgiu esse post. Vejam algumas dicas para a AU PAIR ser feliz e aproveitar ao máximo esse tempo tão especial:

  • O julgamento de uma cultura

Um grande erro cometido por pessoas que viajam para o exterior é a comparação de sua vida e seus costumes no Brasil com a vida e costumes no país estrangeiro.
Muitas vezes a gente considera a nossa cultura muito “melhor” do que a do país onde estamos, mas achar que uma cultura é “inferior” a nossa, menosprezando as tradições, hábitos da população, não é algo que deva ser feito e muito menos uma postura indicada às pessoas que desejam participar de um programa como o AU PAIR.
Quando falamos de cultura, nos referimos a aspectos da vida do povo de determinada região: os costumes, os hábitos alimentares e comportamentais, os programas sociais (como eles se divertem, etc.), até mesmo a música que faz sucesso, as roupas que estão na moda, etc.
As AU PAIR’s devem ser pessoas maduras o suficiente para aprender a conviver com as diferenças e procurar compreendê-las e respeitá-las. Dessa forma temos certeza que você terá mais facilidade para fazer amigos e se adaptar.

  •  A primeira impressão

Sua chegada é muito importante para os membros da sua Host Family. Ao chegarem na sua casa nova, passem um tempo com a sua nova família antes de ir para o quarto descansar. Se mostre o mais comunicativo possível e lembre-se que haverá diferenças das quais você vai se adaptar com o tempo.

  •  Suas Expectativas

É normal que você crie uma imagem em sua cabeça de como será sua Host Family, sua futura escola, seus novos amigos, nova cidade, etc. Após o contato inicial por telefone e e-mail você já conhece um pouco da vida de sua Host Family.
Sabemos que suas expectativas são muitas. O que a gente espera é que você entenda que o programa AU PAIR é uma experiência muito rica culturalmente e que cada pessoa tem reações diferentes para essas diferenças, e que essas diferenças serão parte de um longo aprendizado. Aos poucos você vai se acostumar com o cotidiano dos americanos e como as coisas acontecem.

  • Não estou entendendo nada!

É muito comum, nas primeiras duas semanas do programa que você tenha dificuldade de entender o que é falado e se sinta muito cansada no final de cada dia. Isso é considerado normal. O que ajuda é você ser ainda mais extrovertida e comunicativa. Somente assim você poderá vencer as barreiras do idioma e se tornar melhor a cada dia!
Lembre-se que, quando não entender alguma coisa, não é pra ter vergonha: Pergunte! É melhor perguntar e ter certeza do que fazer alguma coisa errada. Nunca faça nada sem ter 100% de certeza que você entendeu o que foi pedido pra você. Observe sempre como os outros se interagem e como se comportam.

  • Nova vida, novas regras e deveres

Procure observar bem no começo de seu programa como as coisas funcionam em sua nova casa. Conhecer as regras da casa vai facilitar bastante a sua adaptação.
Ajude sempre que for necessário ou que for solicitado. Fazer parte da família implica em participar de tudo, inclusive das tarefas da casa.
Mantenha seu quarto sempre limpo e arrumado e seus objetos pessoais bem ajeitados.
Também é importante a comunicação entre você e a Host Family, logo, fale com eles de tudo que você esta pensando e de todos os seus planos. Se quiser ir ao shopping, ao cinema, etc, peça a eles com antecedência. Avisar as coisas em cima da hora muitas vezes pode criar uma situação desconfortável se a Host Family tiver outros planos. Crie esse habito de sempre se comunicar com a Host Family sobre seus planos. Seja tolerante com as diferenças!

  • Choque cultural

Algumas AU PAIR’s passam pelo problema do choque cultural. Se a saudade for muito grande, o choque cultural pode levar algum tempo pra passar. Muita calma e tranquilidade!
Com o tempo você vai entendendo as diferenças e se sentir mais confiante no idioma. Procure sempre se manter ocupado com atividades na casa e escola.
Se comunique! Mesmo que você sentir que seu inglês está fraco você só vai melhorar se comunicando. Aprenda a rir dos seus próprios erros. Com bom humor você vai superar as dificuldades e vai aprender naturalmente.

  • Problemas de relacionamento

A solução da maioria dos problemas depende em grande parte da AU APAIR. Seja franca com sua Host Family procurando entender as diferenças e tentando buscar uma solução. Uma conversa franca e educada muitas vezes é a chave para solucionar problemas de relacionamento. Se os problemas persistirem, converse com a sua coordenadora local.
Importante: Entrar em contato com seus pais naturais sobre qualquer problema é uma atitude imprudente e imatura. Os pais naturais tendem a ter reações excessivas, muitas vezes sem motivo. Além disso, a solução dos problemas depende de você, sua Host Family, coordenadora, agência. Seus pais ficarão frustrados em não poder ajudar adequadamente e a intervenção pode ser prejudicial ao seu programa.

  • Segurança

Mantenha seus documentos (passaporte, passagem aérea, traveller cheques, etc) em lugar seguro. Muitas vezes a Host family poderá colocar esses documentos em cofres dentro de casa.

Espero ter ajudado vocês como me ajudou!!

Bjossss

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s